O que é um DJ Open Format?
top of page
  • Foto do escritorDanni Martin

O que é um DJ Open Format?

Existem vários tipos de DJs. Confira abaixo o meu estilo!





Open Format no mundo dos DJs, é um tipo de DJ que mistura diversos estilos musicais no set. Apesar do termo ser usado a poucos anos no Brasil, este tipo de DJ já existe a muito tempo. Atualmente temos DJs Brasileiros do estilo "Formato Aberto" que misturam Hip Hop, Funk, Eletrônica, e outros que incluem gêneros musicais como Pop, Sertanejo, Pagode.




Cada região do país tem seus estilos preferidos, e cada DJ tem suas características que diferenciam um do outro, como o uso do microfone para interações com o público, toca discos para fazer performances com scratch, controladoras e programas como Serato e RekordBox, que facilitam a busca pelas músicas na hora da festa, e agilizam o processo de mixagem e organização das músicas.




Um DJ Open Format tem um repertório grande de músicas. É necessário pesquisas constantes para ficar atualizado com os lançamentos, mas também com os sucessos do passado. Mas não basta ter 10 mil músicas de estilos variados, e tocar tudo misturado de qualquer jeito. É necessário coerência nas mixagens, sentir a pista, e direcionar os estilos que se encaixam melhor com o perfil de público que está na frente do DJ, que muda a cada festa, e necessita músicas com intensidades diferentes de acordo com o horário, e até mesmo do nível alcoólico das pessoas naquele momento.

bottom of page